Varizes

Mas afinal , como surgem as varizes?

Existem diversos fatores que influenciam no surgimento das varizes, em resumo, podemos listar as principais sendo: Fatores genéticos, falta de exercícios físicos e anticoncepcionais. Alem destes fatores, com o avanço da idade, as veias tendem a enfraquecerem, facilitando o aparecimento das varizes pelo corpo, principalmente nas regiões das pernas.

Não apenas as pessoas de idade mais avançada sofrem com as varizes, como também as mais novas. Estudos apontam que aproximadamente 30% da população com mais de 15 anos de idade é portadora de Doença Venosa Crônica nas pernas e as varizes são, acima de tudo, uma de suas manifestações.

Então o que são as varizes?

Em resumo, varizes são veias com formato irregular e dilatadas e podem causar dor e inchaço.

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade, ou seja, são responsáveis indispensáveis na qualidade da circulação venosa. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

Quais os riscos de não tratar as varizes?

Antes de mais nada, as varizes vão muito alem do incomodo e serem esteticamente desagradáveis, as varizes podem ainda gerar complicações como: Trombose, Dores, inchaços e úlceras!

Os cirurgiões vasculares são os profissionais mais indicados para o tratamento que, de forma individual, geram um diagnostico e um plano correto de tratamento.

Entre em contato

    CONHEÇA NOSSOS TRATAMENTOS:

    Possuímos estrutura completa e serviços que atendem às necessidades de quem sofre com varizes em qualquer idade

    CIRURGIA CONVENCIONAL
    ESCLEROTERAPIA
    ECOCOLORDOPPLER VASCULAR PERIFÉRICO

    Ultrassom Vascular

    TRATAMENTO CLÍNICO VASCULAR

    Perguntas frequentes

    Existem algumas opções de tratamento para as varizes, dentre essas podemos listar as cirúrgicas e por uso de espuma.

    A cirurgia é realizada em centros cirúrgicos e exige anestesia e trás alguns riscos associados, como: trombose, embolia pulmonar, sangramento e a lesão de nervos próximos à veia, a qual pode acarretar a perda de sensibilidade.

    Tratamento por espuma é mais rápido simples e seguro por não precisar de anestesia.

    Cremes e medicamentos podem ajudar a amenizar os sintomas das varizes, mas não tratam a causa do problema.

    Vale lembrar que você não deve se automedicar. Procure seu médico vascular para saber qual o melhor tratamento para o seu caso!

    Uma das reações do corpo humano durante o processo de gravidez é o aumento do fluxo sanguíneo por consequência da dilatação das veias. Além disso, os hormônios e o ganho de peso também pode ser um influenciador negativo para o aparecimento das varizes. Converse com o seu obstetra e procure um médico vascular para entender como se previnir!

    Fazendo uso de uma meia de compressão, corretamente dimensionada, pressionaremos a área vestida e forçaremos uma redução no calibre das veias, auxiliando o sangue no seu caminho de volta ao coração.

    Em geral, são dois os principais casos para indicação de cirurgia: Veias excessivamente dilatadas e casos de urgência por decorrência de sintomas graves.

    Somente o uso do salto alto não é causador para o aparecimento das varizes. Mito!

    EQUIPE RESPONSÁVEL

    Dra. Thais Neves Torres

    Angiologia e Cirurgia vascular | CRM 13.449 / RQE 9789

    Dr. Ricardo Gomes

    × Como posso te ajudar?